Bolinhos Sher Ping de Jamie Oliver (adaptado por mim)

MASSA (2 receitas):

900grs de farinha de trigo
550ml de água gelada (mas não coloque tudo de uma vez, adicione aos poucos e se precisar de mais um pouco... é só colocar)
4 colheres de azeite extra-virgem
4 colheres de óleo (usei de canola)
1 colher de (sopa) de sal (ou a gosto, prove a massa)
Pimenta japonesa em pó a gosto (a receita pede uma pimenta chamada "SZECHUAN", mas aqui não achei e quando pesquisei na net sobre a pimenta vi que ela recebe outros nomes: sancho ou sansho, cayatuna, pivre du japon e huajiao - então se vc achar alguma dessa pode ser. Eu achei uma mistura de pimentas sancho, é muito cheirosa, use a gosto. eu coloquei 2 colheres de chá bem cheia)
2 colheres (chá) de pimenta síria (a receita pede pimenta-do-reino mas minha mãe - como milhões de pessoas - não pode com esta, então usei a síria que é uma misturada de especiarias com pimenta síria, é só aromatica, use a que vc quiser)

Sova-se a massa até ficar bem lisinha e maleável.
"EU" tenho batedeira planetária em casa, então dividi a massa em 2x e bati até ficar bem lisinha, mas se vc não tiver... sove com as mãos que dá na mesma.
Coloque depois numa tigela, cubra com um plástico para não ressecar e deixe descansar por horas.
NÃO VAI FERMENTO MESMO, É NORMAL.



-----------------------------

Sobre o recheio.
Minha mãe é muito palpiteira e quase nunca seus palpites são legais para cozinha, tanto é que ela não cozinha sem caderno de receita e o segue a risca sem mudar 1 vírgula. Já eu... só cozinho mudando vírgulas... pontos... acentos... anotações... etc, pq eu sei que a receita pode ficar sempre mais saborosa.
Foi o caso deste recheio, ficou com um sabor tão... tão... tão gostoso que fui aos céus.
Ah sim, lembrei pq falei da minha mãe. A receita pede lombo de porco CRUA e ela começou dizer que eu teria de cozinhar o recheio para colocar nos bolinhos, mas eu me recusava 100% a fazer isso pq não seria identico ao do Jamie, mas tbém... carne de porco crua é muito perigoso, extremamente perigoso. Aí nisso puxei o Dudu Samurai (meu amigo japonês cozinheiro) no MSN e começamos a debater qual seria a forma mais correta de não modificar tanto a receita, mas pelo menos pré-cozinha o recheio. Sei que não chegamos a conclusão NENHUMA (falamos em assar, chegar na panela, cozinhar recheio, etc). Nisso fui para cozinha e eu teria de sair às pressas para resolver outro problema e quando vi o lombo já estava limpo (sem gordura e já lavado com vinagre e limão), coloquei a panela de vapor mais sem noção que tenho no fogo (leia = panela com escorredor de macarrão e tampa), enrolei o lombo num papel alumínio e acendi o fogo, deixei lá até depois de ter preparado a massa e tudo do recheio só faltando acrescentar a carne.
ZAZ! Acertei em cheio, ficou pré-cozida, molinha e bem úmida.

RECHEIO (o MEU recheio):

*600grs de lombo de porco limpinho (sem gordura e lavado com limão e vinagre)
Leve-o para pré-assar no vapor até que vc acabe de fazer tudo.
**Repolho branco/verde bem picadinho - usei 1/4 do repolho, era enorme (fatiado, sabe? não tente colocá-lo no processador que vcs nem imaginam a caca que "ficou"... rs)
2 cebolas médias bem batidinhas
2 cebolas roxas médias bem batidinhas (ou use logo 2 ou 3 normais)
1 maço pequeno de cheiro verde bem batidinho
1 pedaço de gengibre descascado e ralado (ele pede do tamanho do polegar, eu coloquei do tamanho de um polegar bem gordão)
4 dentes de alho pequeno espremido (refogado com azeite e um pouquinho da cebola, mas eu só fiz isso pq minha mãe - tudo ela né? - tem rejeição dele crú e aí eu refoguei)
3 dentes de alho negro bem batidinho (se vc não tiver alho negro, pq eu sei que é difícil de achar, não usei. Simples. e se tiver... refogue com os demais)
1 cenoura bem grande ralada no ralo grosso
2 colheres de melaço de cana
1 laranja espremida
2 limões pequenos espremidos
1 ou 2 colheres (sopa) de sal rasa (mas prove o sabor e coloque quanto vc quiser)
1 colher (sopa) rasa de pimenta japonesa (aquela lá, a tal sancho / szechuan)
1 colher (chá) de pimenta síria (lembra? "pimenta-do-reino")
Misture tudo muito bem com as mãos (luvas se quiser)
Nesta hora é que vc vai usar o seu lombo suculento e facinho de desfiar/ cortar/ picar/ moer
Misture tudo de novo, coloque em uma tigela com tampa e leve para geladeira por umas 2h




-------------------------------

PREPARANDO OS BOLINHOS:

Abra a massa bemmmmmmmmmmm fininha, coloque 1 ou 2 colheres de sopa de recheio e siga a imagem abaixo


Ótima essa imagem do blog: Surfing The World Cuisine.
Não foi assim que eu fiz, mas dessa forma parece ser muito mais fácil para iniciantes.
Achate bem, coloque em uma forma untada de óleo e vá reservando na geladeira.
Depois é só assar/fritar/cozinhar (?) em uma panela grande, alta e com tampa... em fogo baixo ou médio, até tostar e vire para tostar os dois lados.


Sirva com shoyo, ou pimenta, ou limão, ou tudo isso junto!
Renderam 20 bolinhos bemmmm recheados. (congelei 10)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário