BOREG / BÖREK TURCO (adaptado para o Brasil/Portugal)

Minha sogra voltou da Turquia em Agosto e trouxe pão folha de lá para fazermos o Boreg ou Börek, não dei uma trela porque achei que fosse uma coisa meio sem graça, mas eu estava redondamente enganada.
É uma espécie de torta muito comum na Turquia e pode-se rechear de infinitas coisas (vejam no google, inclusive os formatos que fazem, é demais!!!), aqui em casa recheamos da forma tradicional.
Queijo, salsa e Aneto (dill, endro, ou seja lá o nome que dão, é uma erva parecida com erva doce, mas se você não encontrar, usa orégano, salsa, cebolinha, ervas finas, etc...)
O sabor é bem suave.
Comemos por 3 dias e nos 3 dias aquecemos no forno, ele continuou com aquela casquinha crocante em cima que é deliciosamente crock-crock nos dentes.



INGREDIENTES/ PREPARO:

Folhas de pão folha (é folha de wrap) daqueles bem finos e grandões (se você achar só do pequeno, use dele mesmo), estende numa assadeira untada de óleo (não serve outra gordura) de modo que fique folhas por fora da forma para dobrar para dentro, coloca queijo ralado ou despedaçado (usamos mussarela, mas na Turquia usam um queijo que lembra muito o Feta, penso eu que no Brasil uma ricota bem temperadinha dece ficar perfect!), salsa picadinha a gosto (quando eu for fazer, vou colocar também bastante cebola batidinha) e aí rega com um pouco do líquido e repete: pão folha (desta vez sem cair fora da forma), queijo, salsa, líquido e cobre de novo com o pão folha e dobra o de fora da forma pra dentro.
Molha por cima com o líquido e leva pra assar até ficar bemmm moreninho.
250°C
Mais ou menos 30min.

Quando tirar do forno, umidece por cima com água, pode passar água com pincel e abafa com uma toalha por no mínimo 10min.

RECEITA DO LÍQUIDO:

600ml de leite
4 ovos
Sal
E eu coloquei por conta um pouco de orégano seco, uma pitada
Mistura tudo com um batedor de ovos.

Coma quentinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário