PASTÉIS DE BELÉM (Pastel de Nata, Nata, Natinha, Pasteizinhos de Belém)

Quanto tempo né????????
Acho que tenho esquecido, peraí! Acho nada, eu tenho certeza que tenho esquecido de colocar minhas receitas novas por aqui, mas vou me regular melhor tá?



Então, depois de ir para Portugal e conhecer os "pastéis de Belém" e receber a dura explicação de que:
"Pastéis de Belém são da cidade de Belém! Fora da cidade de Belém ou da franquia dos pastéis de Belém, eles chamam de "Pastéis de Nata", ou "Nata", ou "Natinha".

Um dia quando meu marido chegou da escola me disse:
"Amor, tem o pai de uma amiga que faz pastéis de nata, eu provei um, muito gostoso."
Fiquei com lombrigas mil, claro, quando estava por Portugal comia sempre "a natinha nossa de cada dia".
Um outro dia o pai desta amiga de escola trouxe 6 e mandou que eu provasse.
Gostoso, mas faltava ainda um "toque Português".
Revirei um monte de sites até achar uma receita que eu achasse que ficaria igual e achei.
Porém, não achei ainda uma massa que ficasse realmente igualzinho aos de Porto, mas valeu demais a pena!!!

Vamos lá........

INGREDIENTES DO RECHEIO:

*1 vidro de 500ml ou 550ml de creme de leite fresco (o mesmo que vc bate gelado para virar chantily)
9 gemas grandes
10 colheres de sopa de açúcar refinado
OPCIONAL: 5 gotas de baunilha
1 pacote de massa folhada OU 1 pacote de massa fillo

PREPARO I:

Leve ao microondas no botão "brigadeiro" por 2x, 2 tempos.
Respeite o tempo que ele para pra mexer, mexa bem.
Se o seu microondas não tiver botão brigadeiro, ative-o por 20min., respeitando o tempo de 5min. em 5min. para mexer.
Você verá que ele fica grossinho.
Pode rechear a massa com recheio quente.

PREPARO II:

Se você não tiver microondas, não se preocupe, a receita original pede que seja feito em banho-maria até virar um creme grossinho.

PREPARO NAS FORMINHAS:

Usei forminhas de empadinhas, para cortar usei uma xícara de chá, deu o tamanho certinho da massa ficar levemente um pouco acima da borda da forminha.
Quando fiz com massa fillo eu precisei marcar com a xícara de chá e cortar com uma faquinha, porque a fillo são várias folhas e usei 2 folhas em cada forminha.
Coloque o recheio até a metade das forminhas.
Leve para assar em forno alto até dourar a massa ou o recheio.



Aqui em casa 2 gostaram com a massa folhada e eu e as visitas gostamos da massa fillo.
Aí vocês decidem, tá? hehehe
Olhem a diferença das duas massas abaixo.
A fillo fica crocante, a folhada fica crocante porém macia, mais semelhante com a original.

MASSA FILLO

MASSA FOLHADA

* Se você morar no sul, use a nata que vocês tem em potes.
Como moro no interior de SP e não temos nata, usei o creme de leite fresco que é o que mais se aproxima.
E, não, não use creme de leite de caixinha ou latinha, ok?




Nenhum comentário:

Postar um comentário